Qual a sua expectativa diante do curso de Química em ead?

Boas Vindas

"Aprendi que não posso exigir o amor de ninguém... Posso apenas dar boas razões para que gostem de mim... E ter paciência para que a vida faça o resto..." (William Shakespeare) (Bob Marley)
Seja bem vindo(a)!

Pesquisar este blog

Páginas

sábado, 17 de abril de 2010

Conheça um pouco da História de Coronel Murta

História
Fundação: 12 de dezembro de 1953 (56 anos)
A história de Coronel Murta é repleta de fatos contados de geração para geração, envolvendo desde a atuação dos índios tocoiós, a família Murta, o chamado 'grupo baiano' e os garimpeiros, até elementos bastante pitorescos.
O arraial Boa Vista do Jequitinhonha foi fundado, por volta de 1908, pelo Coronel Inácio Carlos Moreira Murta.
Em 1948, foi elevado a distrito com o nome de Itaporé que na linguagem indígena significa Cachoeira da Pedra'. Em 1953, Itaporé torna-se município tendo-se desmembrado de Virgem da Lapa passando a chamar-se Coronel Murta, em homenagem ao seu fundador. Atualmente é marcada por muitos conflitos principalmente políticos, como por exemplo a enigmática morte do ex prefeito Inácio Carlos Moura Murta (neto do fundador).
Geografia
Tem uma altitude de 322m e sua população estimada em 2004 era de 9.105 habitantes. Sua área é de 813,853 km². Está situado às margens do rio Jequitinhonha.
Hidrografia
• Rio Jequitinhonha
Rodovias
• BR-342
Economia
A extração mineral, cujas valiosas pedras são comercializadas em todo o país e até mesmo exportadas, fazem a 'fama' da cidade.
Turismo
Dentre os eventos anuais, destacam-se o carnaval, a tradicional festa de Nossa Senhora Auxiliadora, realizada em maio, e as festas juninas, com o Grande Forró.
Conhecida como a 'Terra do Sol', banhada pelo rio Jequitinhonha, Coronel Murta oferece praias fluviais, a Cachoeira do Salto e o Rochedo como atrativos naturais. Apesar de pequena é uma cidade muito bonita e encantadora - vale a pena visitar! A maior parte do comércio da cidade é formado por bares e botecos, pela noite, a cidade se transforma e quase todos os moradores vão à praça principal.
A história de Coronel Murta é repleta de fatos contados de geração para geração,
envolvendo desde a atuação dos índios tocoiós, a família Murta, o chamado 'grupo baiano' e os garimpeiros, até elementos bastante pitorescos.
O arraial Boa Vista do Jequitinhonha foi fundado, por volta de 1908, pelo Coronel
Inácio Carlos Moreira Murta. Em 1948, foi elevado a distrito com o nome de Itaporé, que, na linguagem indígena, significa 'Cachoeira da Pedra''. Em 1953, Itaporé tornou-se município e passou a se chamar Coronel Murta, em homenagem ao seu fundador. A extração mineral, cujas valiosas pedras são comercializadas em todo o país e até mesmo exportadas, fazem a fama da cidade.
Dentre os eventos anuais, destacam-se a tradicional festa de Nossa Senhora Auxiliadora,
realizada em maio, e as festas juninas, com o 'Grande Forró'. Conhecida como a 'Terra do Sol', banhada pelo rio Jequitinhonha, Coronel Murta oferece praias fluviais, a Cachoeira do Salto e o Rochedo como atrativos naturais.

Gentílico: mutense

Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Itaporé (ex-povoado de Boa Vista de Jequitinhonha), pela lei estadual nº 843, de 07-09-1923, criado com terras desmembradas do distrito de Bom Jesus do Pontal, subordinado ao município de Araçuaí. Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Itaporé, figura no município de Araçuaí. Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937. Pela lei estadual nº 336, de 27-12-1948, o distrito de Itaporé passou a denominar-se
Coronel Murta. A mesma lei acima citado transfere o distrito de Coronel Murta (ex-Itaporé) do município de Araçuaí para o de Virgem da Lapa.
No quadro fixado para vigorara no período de 1944-1948, o distrito de Coronel Murta,
figura no município de Virgem da Lapa.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1950.
Elevado à categoria de município coma denominação de Coronel Murta, pela lei estadual nº 1039, de 12-12-1953, desmembrado de Virgem da Lapa. Sede no antigo distrito de Coronel Murta. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1954.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-1-1979.
Pela lei estadual nº 8285, de 08-10-1982, é criado o distrito de Frei Cardoso e anexado
ao município de Coronel Murta. Em divisão territoriasl datada de 1-VII-1983, o município é constituído de 2 distritos: Coronel Murta e Frei Cardoso.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1993.
Pela lei municipal nº 91, de 20-10-1995, é criado o distrito de Barra da Salinas e
anexado ao município de Coronel Murta. Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído de 3 distritos: Coronel Murta, Barra da Salinas e Frei Cardoso.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alteração toponímica distrital
Itaporé para Coronel Murta, alterado pela lei estadual nº 336, de 27-12-1948.

Transferência distrital
Pela lei estadual nº 336, de 27-12-1948, transfere o distrito de Coronel Murta ex-Itaporé do município de Aruçaí para o de Virgem da Lapa.

2 comentários: